Projeto CAPRESS –  Estadio Vasco da Gama – São Januário.

Arquitetura esportiva Vasco da Gama

​Uma parceria em conjunto com a Brahma que proveu  e financiou ao Vasco da Gama a construção de uma clínica de reabilitação e recuperação de tratamento de jogadores de futebol, um projeto de arquitetura de um  centro médico recuperação de atletas de primeiro com equipamento de primeiro mundo. Um ambiente incrível para cuidar melhor da reabilitação dos seus jogares. Estamos nos referindo ao CAPRRES (Centro Avançado de Prevenção, Reabilitação e Rendimento Esportivo). Esse centro foi pensado para que o Vasco tivesse condições de cuidar do processo de reabilitação dos seus jogadores em grande estilo.

O estilo arquitetônico foi todo aplicado em um espaço em um grande ginásio de treinamentos. Tivemos todo um trabalho feito com volumes no desenho para que ele recebesse um design digno de um clube com tanto prestígio como tem o Vasco.

O prédio além de ter o símbolo do time, recebeu um trabalho de cores utilizando o que já era de se esperar, no caso, estou me referindo as cores institucionais do time, afinal, é importante realçar a marca institucional do time em qualquer empreendimento para aumentar o conhecimento da marca.

Parte interna 

No interior você irá encontrar tudo o que há de melhor para que os jogadores consigam receber um tratamento de qualidade que os ajude a se recuperar e voltar aos campos o mais rápido possível.

Temos piscinas, sala de hidro, sala de massagem, estúdio de treinamento aeróbico e um espaço de lazer muito bem trabalhado para um melhor aproveitamento de tudo isso. A decoração interna assim como na parte exterior, recebeu alguns detalhes que foram feitos com o logo do time de forma sempre presente, mas tendo o cuidado para não saturar o ambiente, já que se trata de um espaço de relaxamento e recuperação física.

Boa parte dos ambientes internos receberam um trabalho com um piso de madeira que ressalta o aconchego que esse ambiente prove aos jogadores que se encontram hospedados nele. Todo o espaço foi equipado com equipamentos de primeira linha para ajudar os jogadores durante o seu processo de recuperação.

Ao longo do espaço interno, é possível que você encontre alguns quadros que fazem menções a grandes momentos históricos do Vasco da Gama! Um estilo de decoração muito bem-vindo para um clube desse porte, afinal, o time tem muita história para contar há quem frequentar o CAPRRE.

A iluminação interna do ambiente em todos os lugares foi pensada para garantir um bom descanso, afinal, a luz branca ela não permite que o nosso corpo consiga relaxar devido a presença da cor azul, portanto, luzes amarelas fazem com que o ambiente se torna muito mais pacífico e acolhedor. Levando isso em consideração, nós decidimos utilizar esse estilo de iluminação em boa parte dos ambientes.

Sala de recuperação física dos atletas

Um local no CAPRRE que atrai os olhos de todos que pesquisam ou que frequentam esse lugar é a sala de preparo físico dos atletas. Esse espaço contém os equipamentos que são necessários para ajudar os jogadores do time a conseguirem encontrar novamente a boa forma para que eles possam retornar aos campos o mais rápido possível, e obviamente, na sua melhor condição física.

Assim como você pode encontrar no centro a sala de treinamento aeróbico, além dela, existe um espaço que foi desenvolvido para que os jogadores tivessem condições de evoluir o seu condicionamento físico através do trabalho feito com pesos.

Toda a equipe que faz parte do centro foi devidamente treinada e selecionada através dos peritos responsáveis pelo CAPRRES. A ideia era fornecer ao Vasco um centro de primeira linha, portanto, a equipe é algo extremamente necessário.

Essa obra foi possível devido a parceria com a Brahma. A obra foi inteiramente patrocinada pela empresa! Graças a eles, foi possível adquirir os fundos necessários para que o time pudesse receber um centro de recuperação de atletas de primeiro mundo.

Para mais detalhes sobre toda a estrutura do clube, você pode encontrar facilmente no site do clube.

Confira outros Projetos de Arquitetura Comericial já desenvolvidos pelo Escritório de Arquitetura Gelker Ribeiro Arquitetura.