Projeto Casa DF | (Cafundá) Taquara RJ

Uma casa  de dois pavimento que foi desenhada para um jovem casal que estava de mudança para esse condomínio familiar muito aconchegante. O condomínio em si é composto por 6 residências, após a celebração do casamento do filho casula, foi fornecido a ele o último terreno que se encontrava disponível, que tem como característica principal ter a frente mais larga que a profundidade e foi lá que nós construímos essa elegante construção em um estilo inspirado na arquitetura moderna.

Uma característica muito interessante desse terreno que foi fornecido para que a casa pudesse ser construída é, o terreno tem a largura maior do que a profundidade, e foi justamente por conta desse fator, que a casa recebeu um desenho arquitetônico horizontal, na intenção de aproveitar muito bem o espaço do terreno.

 Frente da casa!

Um exemplo de arquitetura contemporânea contendo alguns revestimentos diferentes em sua composição, como você pode perceber, temos esse revestimento cerâmico madeirado, e logo abaixo dele, é possível ver um azul dando esse efeito de que a casa se encontra flutuando, além de realçar o revestimento feito em madeira.

Nesse projeto, também foi utilizado o conceito da garagem embutida. A garagem feita dessa forma, se tornou uma tendência da arquitetura moderna, afinal, faz com que o espaço seja muito melhor aproveitado sem tomar muito espaço da parte da frente da casa.

Algo que se destaca com relação ao design da faixa dessa residência, é a movimentação de volume! Como você pode perceber, alguns cômodos da casa são recuados com relação a outros. Isso foi intencional para que a faixada da casa não se tornasse uma faixada lisa, logo, o desenho arquitetônico ficaria muito bem distribuído. Tudo foi possível graças a essa distribuição de volumes.

Ainda na faixada, nós temos um destaque muito interessante para esse percolado. Nesse modelo, as plantas vêm desde a parte baixa da casa e se formam no telhado fazendo como que essa pequena área tenha uma composição bastante interessante. Foi importante trazer esse diferencial para o projeto porque, esse condomínio ele fica localizado em uma região de matas e florestas, portanto, trazer isso para a realidade do projeto fez toda a diferença no sentido de arquitetura sustentável, fora que, deixa o ambiente muito mais bonito.

Outro detalhe interessante dessa casa é, os vidros que você está vendo no projeto são diferenciados. A ideia foi utilizar janelas de vidro sem a estrutura do guarda-corpo! São vidros sustentados por fixadores metálicos. Por se tratar de uma arquitetura minimalista, o visual mais limpo é sempre o mais interessante, logo, esse estilo de janelas contribuiu muito bem para a composição do ambiente.

 

 

 Área Gourmet

Uma exigência desse jovem casal foi que existisse uma área externa para que eles pudessem administrar festas, almoços entre amigos e familiares, enfim, tudo o que tivessem direito para que um dia de sol e calor pudesse ser aproveitado em grande estilo.

 Mesmo com o terreno estreito, foi possível encontrar um espaço estratégico em frente a área gourmet, para o posicionamento de uma piscina de 3 metros por 2,20 metros em forma de “L” sendo muito boa para se refrescar do calor enquanto aproveita toda a interação em família, ou entre amigos, que estará acontecendo na área gourmet.

Curioso que apesar de não aparecer no projeto, essa residência tem uma pequena academia na parte de trás da casa. Sendo uma excelente opção de local para um bom treinamento por conter os principais equipamentos de exercícios aeróbicos e musculação.

Esse projeto de arquitetura moderna se destaca pela beleza que ele oferece aos olhos. Todos as escolhas de materiais que foram utilizadas na composição da casa, foram pensadas para realçar o fato de que ela se encontra em uma área florestada dando a entender que se trata de um estilo de arquitetura moderno, contemporâneo e 100% sustentável.

Confira outros Projetos de Arquitetura de casas e interiores já desenvolvidos pelo Escritório de Arquitetura Gelker Ribeiro Arquitetura.